O ano de 2020 será sempre lembrado como um ano marcante e difícil na história da humanidade. Ano de muitas perdas, luto, tristezas, incertezas, ansiedade, mas também de mudanças e adequações que se fizeram necessárias de forma acelerada pela crise da pandemia.

A educação, como todas as outras áreas fundamentais do desenvolvimento humano, também teve seus prejuízos e trouxe a necessidade urgente de se focar o olhar na educação integral de nossos estudantes.

Os educadores superaram seus limites e andaram milhas a mais para atender e suprir necessidades de seus alunos e familiares.Pais se desdobraram, se angustiaram com o propósito de ajudar os seus filhos academicamente.

Algo comum, porém aconteceu: o sentimento de segurança de crianças, jovens e adultos foi fragilizado. Mesmo que as crianças não tenham tido o entendimento completo do problema, vivenciaram todas as emoções familiares de medo, de protocolos de segurança, de afastamento de pessoas queridas, de mudança de rotina e quando não, muitas perdas financeira e familiares também.

Terminamos o ano exaustos, alguns se sentido mais fortalecidos e surpresos com sua capacidade de adequação, outros se sentindo no limite de forças, mas uma coisa é certa, todos travamos grandes batalhas dentro da mente para procurar manter-se em equilíbrio mental e caminhando em meio ao temporal. Mas, ainda sabendo que a luta não acabou e nem tem data previsível de acabar.

Em meio a tudo isso, um novo desafio desconhecido surge na educação: Retorno as aulas presenciais ainda em meio à pandemia.

Esse retorno traz insegurança para os gestores escolares, pais, sobrecarga grande para os colaboradores e principalmente para os professores.

Diante desse quadro de inseguranças e incertezas, quais seriam os fatores prioritários e essenciais, além é claro, do protocolo de segurança sanitária ambiental?

É unânime e urgente pensarmos em três frentes estruturantes:

1- Acolhimento socioemocional

2- Recuperação e aprofundamento da aprendizagem

3- Prevenção do abandono e da evasão escolar

A Brain Academy, especialista no desenvolvimento socioemocional e treinamento cognitivo de função executiva elaborou de forma ágil, diante das necessidades urgentes, um protocolo Socioemocional de retorno as aulas que envolve 6 aulas que se desdobradas podem extender para 12 aulas, de acordo com a necessidade de cada escola:

  1. Capacitar os professores e gestores para saberem como lidar em primeiro lugar com suas próprias emoções e estresse e prepararem-se de forma mais profunda para o acolhimento dos alunos.
  2. Plano de aula com material audiovisual, dinâmicas, e material com instruções detalhadas da aula e para roda de conversas.
  3. Material de aluno com atividades lúdicas, exercícios de treino cognitivo para recuperação de atenção focada, melhora da memória de trabalho, planejamento e tomada de decisão, além da regulação de impulso.
  4. Pequenos vídeos com material conceitual para alunos, que podem ser utilizados presencialmente ou enviado o link para que os alunos vejam em casa (para aqueles que não voltarem presencialmente).

A Brain Academy desenvolveu uma metodologia que trabalha o desenvolvimento de competências socioemocionais de forma sistematizada, explícita e intencional em uma visão de educação integral: física, emocional e cognitiva. Nossos cursos vão da Educação Infantil aos anos finais da educação Fundamental. Temos em andamento desenvolvimento de cursos para o ensino médio.

A Brain Corporate também possui produtos desenvolvidos para os adultos através de sua marca Brain2be, que é voltada para grupos diversos, desde de empresas, atletas, e o público em geral.

Os pilares importantes e básicos de toda metodologia Brain Academy envolve conhecimentos:

1-Neurociência aplicada à educação e à regulação emocional.

2- Psicologia Cognitiva.

3- Psicologia Positiva.

Todo conteúdo aplicado com critérios de mediação formulados pela teoria de Modificabilidade estrutural cognitiva e aprendizagem mediada de Feuerstein.

Quer saber mais? Envie uma mensagem clicando no link abaixo:

Quero o Protocolo Emocional na minha escola

Regina Suguihara
Regina Suguihara
Psicóloga/Neuropsicóloga – Founder President Brain Academy

Que tal compartilhar seus pensamentos?

Envie seu texto para Maewa Martina (maewamartina@brainacademy.net.br)