Esse texto não se trata de uma análise etimológica, entretanto iremos abordar a importância da cidadania para a educação e da educação para a cidadania.
Podemos definir cidadania como o conjunto de direitos e deveres exercidos por uma pessoa que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seu espaço e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. Considerando essa definição, temos quatro pilares da educação defendidos pela UNESCO que vão diretamente ao encontro do poder do exercício da cidadania; em breves definições, são eles:
-
“Aprender a Conhecer”: indica interesse, abertura para o conhecimento que liberta da ignorância, apropriando-se dos próprios instrumentos de conhecimento e colocando-os a serviço do bem comum.
-
“Aprender a Fazer”: mostrar a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo em busca de acertos, atuando produtivamente para ingressar e permanecer no novo mundo do trabalho.
-
“Aprender a Conviver”: a capacidade de aprender a viver com outras pessoas, aprender com suas diferenças e aprender com o meio em que se vive com elas, cultivando formas de participação social, exercitando a fraternidade como caminho do entendimento.
-
“Aprender a Ser”: ser você mesmo e construir o seu projeto de vida. Talvez seja o mais completo por depender diretamente dos outros três pilares e por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
É interessante constatarmos que qualquer nação que consiga harmonizar questões de cidadania e educação, considerando esses quatro pilares, certamente não há que se duvidar que estará entre os países com grandes índices de civilidade e convivência pacífica, proporcionando crescimento social sustentável.
Também podemos afirmar que é essencial investir em programas educacionais em que se observem aplicação de métodos objetivos para o desenvolvimento de competências socioemocionais, juntamente com as demais áreas do conhecimento, proporcionando intencionalidade e transcendência em tudo que se aprende, visando à ampliação da capacidade metacognitiva.
Felizmente, temos observado alguns avanços na busca da educação de qualidade. Um exemplo recente é a publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017, mas ainda com pouca efetividade, uma vez que lideranças educacionais estão encontrando dificuldades para efetivá-las nas escolas do território nacional.
Também observamos muitos produtos educacionais sendo desenvolvidos para poder complementar a implementação da BNCC nas escolas (fica um alerta sobre sua efetividade e amplitude). É importante acompanhar e mensurar resultados efetivos e, certamente, divulgar e compartilhar aqueles resultados eficazes que colaboram com os objetivos que a BNCC propõe.
Formar cidadãos não é algo fácil, e educar também não. Para se tornar uma nação forte, cheia de cidadãos que exerçam seus plenos direitos e deveres há que se ter educação com qualidade, e o pilar “Aprender a Conviver” se torna essencial em tempos em que o preconceito e a intolerância permeiam todas as relações.
Que sejamos verdadeiramente cidadãos para compormos uma sociedade justa e sustentável, uma vez que o homem é um ser biologicamente social e socialmente biológico, inserido em um conjunto amplo de redes sociais nas quais ele adquire sua identidade, enquanto ser humano, e os meios fundamentais para a sua sobrevivência, que deve ser pacífica, civilizada e totalmente harmonizada com toda e qualquer diferença.
Que sejamos de fato uma grande nação!
Que tenhamos líderes capazes de entender a verdadeira importância da educação!
Que tal compartilhar seus pensamentos?
Envie seu texto para Maewa Martina (maewamartina@brainacademy.net.br)
Boas ações para ajudar vítimas da Covid-19
Vida, rotina de trabalho, casa... Era isso que eu fazia todos os dias, até que no dia 07 de abril minha mãe passou a sentir sintomas leves de gripe. Médico, exames... O resultado chegou: [...]
Implicações do Bullying e Cyberbullying na atualidade
O dia 7 de abril é conhecido como Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Essa data, instituída pela Lei nº 13.277, de 29 de abril de 2016, marca a tragédia de [...]
Protocolo Socioemocional Brain Academy
O ano de 2020 será sempre lembrado como um ano marcante e difícil na história da humanidade. Ano de muitas perdas, luto, tristezas, incertezas, ansiedade, mas também de mudanças e adequações que se fizeram [...]
Leave A Comment