O mundo mudou! A sociedade não é mais a mesma, nossas ações (por mais simples que sejam) estão sempre mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Ir ao banco, fazer compras, conversar com os amigos, ouvir música, assistir filmes … todas essas atividades hoje se tornam mais práticas, dinâmicas e divertidas por conta dos recursos tecnológicos.  De fato vivemos na Modernidade Líquida apresentada pelo sociólogo e filósofo Bauman (2007, p. 07), “[…] uma sociedade em que as condições sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto do que aquele necessário para a consolidação, em hábitos e rotinas, das formas de agir”, ou seja, a tecnologia e as inovações se renovam em uma velocidade tão rápida que se manter atualizado e “antenado” com tudo o que acontece a nossa volta tem sido uma tarefa cada vez mais difícil.

Os impactos da revolução tecnológica e da interatividade proporcionada pela internet, também têm impacto as relações familiares e o processo de ensino-aprendizagem de estudantes de todas as idades. Se por um lado as TDIC proporcionam entretenimento e dinamismo, por outro há uma grande preocupação com o tempo que crianças e jovens gastam diante dos equipamentos eletrônicos e na internet.

Uma pesquisa realizada pela AVG Technologies, em que mais de 2,2 mil pais de sete países diferentes foram entrevistados, revelou dados alarmantes: 58% das crianças aprendem primeiro a jogar pelo computador, enquanto 20% aprendem a nadar e 52% a andar de bicicleta; 69% dos pequenos de até cinco anos conseguem utilizar o mouse com propriedade, mas somente 11% conseguem amarrar os cadarços; 28% das crianças entrevistadas conseguem realizar chamadas pelo celular, mas apenas 20% dessas sabe ligar para os números de emergência quando necessário. A pesquisa ainda aponta que as crianças têm primeiro o contato com os recursos tecnológicos do que com o lápis e o papel.

Os dados apontados pela pesquisa podem ser observados cotidianamente por professores, pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes. Diante de uma realidade em que a tecnologia se torna cada vez mais presente e utilizada nas variadas esferas sociais, se faz necessário refletir sobre a utilização das tecnologias e buscar caminhos para um uso saudável e produtivo.

Por mais que as crianças e jovens demonstrem inúmeras habilidades no manuseio de smatphones, tablets e notebooks (afinal eles são nativos digitais), nem sempre eles sabem avaliar a qualidade dos sites e demais plataformas utilizadas. Portanto, devemos tentar acompanhar e supervisionar as atividades desenvolvidas no âmbito digital. Alertar para os riscos da internet e também da superexposição nas redes sociais é muito importante, pois nem sempre os nativos digitais preocupam-se ou conhecem os riscos de uma utilização inadequada de aplicativos e redes sociais.

A tarefa da conscientização e da sensibilização para um bom uso das tecnologias também deve ser compartilhada com as instituições escolares, uma vez que o uso adequado dos recursos tecnológicos no contexto educacional é uma das propostas da Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim, é necessário capacitar professores no âmbito da alfabetização e das competências digitais, para que assim possamos fornecer orientações adequadas e propor o uso intencional das TDIC.

            É preciso apresentar aos estudantes os limites e as possibilidades dos recursos tecnológicos e compreender o quanto a mediação é um fator imprescindível para o uso consciente e intencional da tecnologia. Temáticas como cyberbullyng, segurança digital, roubo de dados e fakenews precisam ser abordadas e debatidas no contexto educacional, proporcionando assim uma visão crítica sobre as mesmas.

A qualidade dos sites acessados é outro aspecto importante, vale a pena avaliar os conteúdos e verificar a adequação com a faixa etária. Abaixo listo algumas opções, que podem ser utilizadas como entretenimento ou também no ambiente educacional. Basta relacionar o jogo com os conteúdos pedagógicos e soltar a criatividade.

http://www.escolagames.com.br/

https://iguinho.com.br/

https://www.storyjumper.com/library/my

https://www.discoverykidsplus.com.br/

https://www.smartkids.com.br/

Referências

BAUMAN, Z. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2007.

Ketilin Mayra Pedro
Ketilin Mayra Pedro
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Atualmente é Diretora e Docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração Bauru/SP.

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